Atendimento on line
(31) 2516.3484 - Belo Horizonte
Atendimento on line
(11) 4063.1699 - São Paulo
Atendimento on line
(31) 9271.3484 - TIM
Canal No Facebook
Newsletter

Curso de Terapia do Esquema em São Paulo

Curso de Terapia Focada no Esquema ou

Terapia do Esquema ou Terapia Cognitiva do Esquema em São Paulo


INTRODUÇÃO:

A Terapia do Esquema foi criada por Jeffrey Young visando dar conta das limitações da Terapia Cognitiva no tratamento de pacientes com Transtornos da Personalidade. Atualmente, o sucesso da aplicação da Terapia do Esquema e a profundidade do atendimento psicoterápico que proporciona fez com que fosse adaptada também para o tratamento dos transtornos do Eixo I. Hoje existem protocolos testados e validados para tratamento dos transtornos do humor, da ansiedade, casais, crianças, dentre outros.

A Terapia Focada nos Esquemas, como foi inicialmente denominada, combina técnicas Cognitivo-Comportamentais com elementos da Fenomenologia, Gestaltterapia e psicanálise para o tratamento dos mais diversos transtornos psiquiátricos, principalmente os de personalidade. Jeffrey Young trabalha com um modelo de 18 Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs), os quais compreendem memórias, emoções, sensações corporais e cognições e constituem a base para a codificação, categorização e avaliação das experiências e estímulos cotidianos.  Segundo Young “O esquema direciona o seu pensamento”.  O esquema é o nível mais profundo das cognições, sendo, portanto, o filtro primeiro de toda a cadeia de reações. Sendo assim, os pensamentos automáticos negativos apresentados pelos pacientes tem suas origens no esquema específico que os propulsionou. Por exemplo, se você tem um esquema de defectividade (se achar sem valor), isso vai gerar pensamentos automáticos como “Eu sou uma pessoa ruim”. Como consequência, atitudes disfuncionais também serão orientadas pelo mesmo esquema, gerando um ciclo auto-mantenedor do esquema. Além dos EIDs, a Terapia do Esquema também apresenta outros avanços como é o caso dos domínios esquemáticos, que proporcionam um maior entendimento das etapas do desenvolvimento. Por fim, o caráter inovador de suas técnicas e a ampla gama de recursos terapêuticos disponibilizados fazem da Terapia do Esquema a abordagem de escolha para o tratamento dos mais diversos pacientes.

 

OBJETIVO:  Capacitar Psicólogos e Médicos nos fundamentos teóricos, metodológicos e técnicos da Terapia do Esquema.

 

LOCAL:

Contamos em São Paulo com o suporte do Centro de Treinamento da CEP Salas localizada à  Rua Cardeal Arcoverde, 928 – Térreo – Pinheiros – São Paulo – SP.

(Referência: Esquina com a Rua Lisboa, ao lado da Igreja do Calvário – Henrique Schaumann, perto do Frans Café e em frente a praça Benedito Calixto), próximo ao Metrô Clinicas, Sumaré e Vila Madalena.

Veja o mapa!

 

PÚBLICO ALVO:  Psicólogos e Médicos

 

CARGA HORÁRIA: 100 hs/aula

 

EQUIPE DE PROFESSORES:
Todos os professores tem sólida formação em Terapia do Esquema, são Clínicos experientes e professores em cursos de formação de grandes centros de excelência em Terapia Cognitiva no Brasil.

  • Cristina Sayago – CRP: 07/16124
    Psicóloga, Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Mestre em Psicologia Clínica. Professora e Supervisora do curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância (INFAPA – Porto Alegre/RS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Construção e Transtornos da Personalidade – GEP- PERSONALIDADE (INFAPA) – Coordenadora do Departamento de Ensino do GEP- PERSONALIDADE. Sócia fundadora da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS), Tesoureira do triênio 2013-2016 da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS), sócia da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC);
  • Daniela Schneider Bakos – CRP: 07/10729
    Psicóloga da Cognitá – Clínica de Terapia Cognitivo-Comportamental. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS) e Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (UNISINOS). Professora convidada da WP e Professora do curso de Terapia do Esquema (WP). Professora da Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA);
  • Igor da Rosa Finger – CRP: 07/15536
    Mestrado em Psicologia Clínica e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais (INFAPA/ESADE). É professor e integrante da equipe de coordenação (NDE) do curso de Psicologia da ESADE – Laurete International Universities. Professor e Supervisor do curso de especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais (INFAPA) e professor dos cursos de especialização em Gestão Empresarial (ESADE);
  • Maria da Graça Tanori de Castro – CRMRS: 16797
    Psiquiatra, Residência em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Título de especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos Luis Guedes (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Professora de Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI. Professora convidada da WP e da Projecto;
  • Vinícius Guimarães Dornelles – CRP: 07/14618
    Psicólogo (PUCRS), Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Mestre em Cognição Humana (PUCRS), Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Construção e Transtornos da Personalidade (GEP-PERSONALIDADE), Professor na UNISINOS, Professor e superviso em TCC no INFAPA, Sócio fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS), Sócio a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

 

PROGRAMA:

  • A História da Terapia Focada no Esquema (Terapia do Esquema – TE);
  • Evolução da Personalidade e suas Disfunções;
  • Necessidades Básicas no Desenvolvimento normal da Personalidade;
  • Domínios Esquemáticos;
  • Esquemas Disfuncionais (EIDs);
  • O Processo de Perpetuação dos EIDs;
  • Diagnóstico dos EIDs;
  • A Psicoeducação na TE;
  • O Processo Terapêutico na TE;
  • Tratamento de casos Refratários e graves de Transtornos de Personalidade;
  • A Terapia do Esquema para tratar de transtornos do Eixo II (Depressão e Ansiedade).

 

FUNCIONAMENTO DO CURSO:   As aulas ocorrerão 1 sábado por mês de 9 às 18hs.

 

DATAS DAS AULAS:

  • datas ainda em aberto. Favor fazer sua pré inscrição ao final da página para receber informações assim que o curso for confirmado.

 

INVESTIMENTO:
a ser definido.

 

PRÉ-INSCRIÇÕES: Clique aqui e preencha o formulário de pré-inscrições

 

ATENÇÃO:  CASO O INSCRITO NÃO PREENCHA AS CONDIÇÕES ACIMA (PSICÓLOGOS e MÉDICOS) A MATRÍCULA SERÁ CANCELADA.

.